About Me

Jogar e assistir vídeos online com os amigos utilizando o Kosmi

O Kosmi é um site para transmissão de conteúdos, como vídeos do Youtube e jogos, com amigos ou desconhecidos. A interface é extremamente simples e direto ao ponto. Há a opção para criar salas tanto públicas (que aparecerão na página principal) ou privadas (apenas com pessoas com o link).

Obs: Houve uma grande atualização na interface e recursos e atualizamos o artigo para se adequar a isso. 24/06/2021

Entrar ou criar uma sala

A interface é bastante simples, primeiro, entre no endereço do Kosmi em https://app.kosmi.io que é a página inicial do serviço, clique em "My Rooms". 

Página Inicial - Kosmi


Aqui é onde estará organizado suas salas criadas ou uma opção chamada de "Lobby" onde você poderá procurar salas públicas de outros usuários. No caso, clicaremos na opção "Create a Room", para criarmos nossa sala.

Kosmi - "My Rooms"

Para entrar em uma sala apenas entre com o link de convite ou clique em uma das salas que estão públicas e são mostradas no meio da página do lobby. Vamos focar na criação de uma sala para nós. Aqui podemos configurar como será nossa sala ao iniciar, não se preocupe, todas essas opções podem ser alteradas depois. Na verdade há apenas duas opções aqui, a opção para deixar a sala privada (apenas as pessoas com o link da sala podem entrar) ou pública (ela irá aparecer no lobby para todos os usuários). A opção "Auto accept join requests" é caso queira que uma sala pública aceite qualquer usuário sem precisar você verificá-lo. Já a opção "Give new members admin permissions by default", caso ativado, todos que entrarem na sala terão permissões de administrador (recomendo não fazer isso).

Kosmi - "Create a Room".


Aqui é a tela inicial de uma sala no Kosmi e nela podemos escolher várias opções de o que queremos fazer na sala. Há as seguintes opções:

Kosmi - Lista de Apps

  • Watch Party: Para entrar no menu para assistir mídias com as pessoas da sala;
  • Table Games: Para jogar jogos de cartas com as pessoas da sala;
  • Video Games: Para jogar jogos de videogame (navegador ou emuladores) multiplayer.

Vamos ensinar como utilizar duas opções, o Youtube (da sessão "Watch Party") e o SNES/NES (da sessão "Video Games") a seguir. Primeiramente selecionamos o Watch Party e clicar em Load Media. Aqui, você verá uma tela com várias opções de streaming de conteúdos:

Kosmi - Opções de Streaming

  • Discovery: Para procurar por conteúdos em diversas fontes;
  • Screenshare: Para compartilhar sua tela ou uma aba do navegador com as outras pessoas das sala;
  • URL: O endereço URL de um vídeo, pode ser até de um no youtube;
  • File: Um arquivo que você pode hospedar para outras pessoas verem também.

Clicaremos na opção "Discovery". Aqui não há segredo, basta pesquisar pelo nome do conteúdo em uma nas fontes que o Kosmi suporta. Clicando nele será exibido para todos os usuários da sala.

Kosmi - Pesquisa de Conteúdos

Jogando online

Você poderá criar salas para jogar online, como por exemplo, jogar Super Nintendo ou Nintendinho (você precisará ter uma ROM para isso) com os amigos. É praticamente os mesmos passos anteriores para a criação de uma sala, mas em vez de escolhermos "Watch Party" escolheremos "Video Games". Aqui terá jogos e emuladores, apenas clique em "SNES Emulator".

Kosmi - Video Games



Irá aparecer esta tela para a seleção de uma ROM que esteja em seu computador. Para isso, clique em "browse" e selecione uma ROM que seja de Super Nintendo de preferência com extensão .sfc e que não esteja compactada.

Kosmi - SNES Emu - Seleção de ROMs


Por questões de Direitos Autorais não disponibilizaremos links de ROMS e afins, além de não mostrar imagens de jogos. Para os controles, combine com os jogadores para utilizar um dos controles disponíveis através do menu suspenso. Em jogos compatíveis há como jogar até cinco jogadores simultâneos.

Kosmi - Snes Emulator - Controllers

Os jogadores podem configurar também as teclas de acordo com as teclas de um controle de Super Nintendo clicando no ícone de Ferramenta.



Kosmi - SNES Emulator - Settings

Você também pode salvar o estado atual do jogo ou importar um já salvo clicando em State e na opção correspondente.

Kosmi - SNES Emulator - Settings

Como fechar um app na sala?

Para fechar um app na sala é muito simples, basta ir para o canto superior esquerdo da tela, clica no menu flutuante com o nome do App atual e depois em "Stop App". O App será encerrado e você poderá escolher novamente o que fazer na sala.

Kosmi - Stop App


É isso, o Kosmi é um site muito bom para interagir com os amigos a distância e jogar clássicos sem sair de casa. Há muitas outras opções, basta ir explorando e testando. Até a próxima! 😉

Postar um comentário

0 Comentários