About Me

Como melhorar o desempenho do Windows de várias formas!

É frustrante um PC/Computador que demora a ligar, jogos com dificuldade de rodar, programas que abrem depois de muito tempo, lentidão pra fazer tudo... Windows vem bem carregado de coisas, sejam apps do sistema, muitos processos de fundo... Mas há várias maneiras de tirar um pouco do peso das costas; reuni várias dicas com minha experiência que não vejo sendo muito comentadas, e podem ajudar seu PC a respirar um pouquinho melhor (e ganhar mais alguns FPS aí)!


Thumb by Otimização do Windows by Orlando / Niquetiquim


Desde simples até avançadas; usei as dicas no Windows 10, mas acredito que algumas também funcionem no 7, 8 e o novíssimo 11. Não esqueça de clicar nas imagens pra expandi-las e de reiniciar o computador após terminar de fazer alterações :P Leia bem cada tópico e evite fazer o que não tiver entendido.


Configurações "desnecessárias" do Windows


Por padrão, o Windows vem com várias opções que podem consumir seu desempenho ligadas; funções que nem são usadas normalmente. Talvez você nunca tenha checado direito esse menu, e pode ser cheio de opções pra novatos. Citarei algumas alterações de forma rápida que não irão danificar o Windows.

Ícone das Configurações do Windows 10

Para abrir o menu de Configurações, procure pela Engrenagem ⚙ no menu Iniciar ou pressione tecla Windows + letra i. Irá abrir algo semelhante com isto:

Menu de Configurações do Windows 10

Em Sistema > Privacidade, há MUITAS opções envolvendo coletas de dados em segundo plano. Na seção Geral, você pode desativar as sugestões e anúncios personalizados caso não se importe. Pode desligar Personalização de escrita caso não use. Diagnóstico e comentários, você pode marcar a opção Dados obrigatórios e desmarcar Experiências personalizadas. Em Histórico de atividades, você pode desmarcar tudo caso não for usar estes recursos.


Menu de Privacidade do Windows 10

Logo abaixo temos VÁRIAS opções de permissões de aplicativos, e a maioria vem ativada por padrão; Desligue o que não for necessário pra você. No meu caso: Localização, Histórico de chamadas, Tarefas, Rádios, Sistema de mensagens (SMS), Diagnóstico de aplicativos... E caso algum programa dê problema com estes recursos (principalmente integrações com celular), basta voltar e ativar de novo.

E então a seção Aplicativos em segundo plano, que provavelmente está com TODAS as opções ligadas. Desligue a maioria daqueles que você não quer rodando mesmo estando fechados.

Menu de Aplicativos em segundo plano

Voltando pro início das Configurações, vá para Jogos > Modo de jogo e certifique que a opção está ligada. Em Xbox Game Bar, que é um gravador de jogos nativos do Windows, você pode desligar caso não for usar (processos segundo plano).

Novamente no início, na seção Pesquisar (não a barra de pesquisa), você pode desligar as buscas na nuvem e ativar a pesquisa clássica e desempenho do indexador (caso você use bateria). Por fim, a seção Contas > Sincronização, você pode desligar tudo caso REALMENTE ache desnecessário.


Cuidados com Hardware 

Por quantos dias seu PC está ativo? Mesmo desligado; você pode ver no Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc; falarei mais em tópicos seguintes) > aba Desempenho. Mais de 1 dia? 2? Isso também interfere e causa lentidão, acumulando processos antigos na memória RAM por tempo demais. Às vezes desligar não é o suficiente, essa função apenas aloca parte do sistema no armazenamento pra iniciar mais rápido depois. Pra zerar a memória RAM e iniciar o sistema limpinho, reinicie o PC ou desligue segurando Shift (isso não é formatar).


Exemplo de um SSD
Imagem de pagefact por Pixabay

E que tal o computador ligando e abrindo coisas instantaneamente? Já é super conhecido, o substituto do HD que você DEVE conhecer é o SSD, um armazenamento 10x mais rápido que HDs convencionais, por serem memórias flash e não discos mecânicos. Ele tem a desvantagem de ser um pouco mais caro e com menos espaço, mas a velocidade compensa MUITO. Contate um técnico pra instalar o sistema nele caso você não saiba. Vale lembrar que obviamente peças melhores (upgrade) valem a pena à longo prazo, mas só um SSD sozinho com certeza dará uma turbinada no PC.

Pasta térmica sendo passada em um processador

Caso seu hardware esteja com problemas de super aquecimento — no que pode resultar em telas azuis da morte —, talvez seja hora de uma limpeza. Há quanto tempo você não faz? E qual a última vez que trocou a pasta térmica do processador? Essas manutenções periódicas são importantíssimas pra manter o bom funcionamento do aparelho. Procure um técnico caso não saiba como fazer.

Gabinete [muito] sujo de poeira por dentro
Arvutistuudio, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Só formate o dispositivo ou leve ao técnico em último caso de urgência se você realmente acredita que o problema seja mais fundo e o sistema já está bem degradado, pra começar do zero. Não formate seu SSD à toa pra não gastar ciclos depressa. E não esqueça de repetir esses métodos ensinados aqui depois!


Otimização de armazenamento


Um dispositivo pode ter a inicialização mais devagar e o desempenho prejudicado se o armazenamento estiver cheio e PRINCIPALMENTE desfragmentado (falarei disso mais a frente). Liberar espaço pode ajudar a tirar um pouco a lentidão, já que envolve leitura. Além da Lixeira, há pastas de arquivos temporários que normalmente acumulam muito lixo. Pesquise Executar ou Run no menu Iniciar, ou pressione tecla Windows + R. Na janelinha, digite temp e então Enter. 

Demonstração de uso do Executar pra abrir a pasta Temp

Uma pasta será aberta; selecione tudo (Ctrl + A) e apague. São arquivos temporários que eventualmente serão (ou deveriam) ser excluídos — Não guarde nada pessoal nesses locais. Outras pastas / diretórios que você pode digitar e limpar são %temp% e prefetch. Há a opção de exibir itens ocultos pra englobar mais arquivos na remoção. Se algum item bloquear a exclusão por estar sendo usado por algum app aberto, não o remova e ignore.

Outro item que talvez possa ocupar muito espaço são os Pontos de Restauração. É um bom consumo de GBs, mas não se engane, é um recurso bem útil pra "voltar no tempo" e reverter alterações no sistema caso dê algum problema. Você pode checar, alterar e excluir esses pontos de salvamento pesquisando Ponto de Restauração no Iniciar e indo em Configurar.

Configurações de Pontos de Restauração do Windows

Você também pode usar softwares de limpeza como o BleachBit (patrocina a gente). Desinstalar programas/jogos e remover arquivos que você não abre mais também é válido. (Não esqueça de fazer backup!)

Outro recurso que talvez possa consumir muito espaço também são as arquivos de atualizações do Windows Update. Seguindo a mesma lógica anterior, acredito que ele pode servir como ponto de volta pra opção de Desinstalar Atualizações em caso de problemas. O fato é que o próprio Windows mostra que esses arquivos são deletáveis em Iniciar > Pasta Ferramentas Administrativas do Windows > Limpeza de Disco > Limpar Arquivos do Sistema. Desmarque opções que você não tem certeza do que são, então pressione OK para iniciar a limpeza (pode demorar um tempo considerável).


Programas que iniciam sozinhos


É comum ter apps que iniciam em segundo plano assim que o sistema liga, e isso pode atrasar muito a inicialização. Para ver e impedi-los, vá ao Gerenciador de Tarefas, clicando com o botão direito na Barra de Tarefas ou pressionando Ctrl + Shift + Esc. Se necessário, clique em exibir Mais detalhes. Você pode ver tudo o que está rodando e consumindo recursos no seu PC em tempo real.

Gerenciador de Tarefas do Windows 10

Na aba Inicializar acima (em Windows antigos, este menu fica no msconfig que explicarei no próximo tópico), você verá quais apps iniciam automaticamente, e pode selecioná-los pra Desabilitar. Reflita sobre softwares que realmente precisam ou não abrirem sozinhos em vez de você apenas abrir manualmente.

Menu de akguns programas que iniciam automaticamente em segundo plano

Programas novos que você instalar no futuro poderão aparecer nessa lista. E podem haver casos que apps específicos não apareçam e ainda iniciem sozinhos; tente abrir as configurações deles e achar a opção de inicialização; ou use algum software de limpeza que consiga detectar melhor todos os apps que iniciam sozinhos.


Bandeja do sistema com alguns programas abertos em segundo plano

Fique de olho na bandeja da Barra de Tarefas pra ver ícones de alguns programas, indicando que eles estão abertos em segundo plano. É comum fechar alguns apps mas só ficarem "minimizados" nesse cantinho. Ainda depois disso, podem restar alguns serviços ativos...


Serviços extras em segundo plano


Além de softwares que podem rodar em segundo plano, também há serviços que você pode ver no Gerenciador de Tarefas, e muitos deles nem sabemos pra que serve; mas alguns podemos desativar com segurança. Novamente no Executar (com Windows + R), digite msconfig e dê Enter pra abrir esta janela:

Demonstração de uso do Executar pra outro menu de configurações

Na aba Serviços, você verá uma lista enorme de opções. Não desative nada que você não saiba. Marque a caixa "Ocultar todos os serviços da Microsoft"; aparecerão apenas serviços de programas externos, e de potenciais apps novos que você venha a instalar no futuro. E alguns são associados à softwares que iniciam sozinhos.

Alguns serviços externos que não são da Microsoft, ligados e desligados

Você pode encontrar atualizadores automáticos, drivers, sistemas online... Alguns programas precisam desses serviços ligados, tenha bom senso e desligue aqueles que você pode ter certeza que não precisam ficar rodando; deixe quieto os drivers da fabricante  e itens de segurança em geral ligados; Qualquer coisa, ligue de novo. Por exemplo, eu sei que o atualizador automático do Google Chrome fica rodando de fundo, então desligo, e só ligo quando eu for atualizar.

Alguns serviços próprios da Microsoft podem ser desligados sem problemas, como Fax, Serviços Xbox (gravador Windows + G, bom por sinal) e Spooler de Impressão. Eu não uso alguns deles, e não mexo em nenhum outro pois não sei o que pode acontecer. Após essas alterações você pode clicar em Aplicar. Pode ser necessário uma reinicialização pras mudanças surtirem efeito.


Memória cache (ReadyBoost)


Já ouviu falar em memória virtual, swap ou cache? O Windows automaticamente usa um pouco de espaço do HD como uma "memória reserva" de paginação assim que sua memória RAM começar a encher. (Não é tão recomendado se você tiver SSD por gastar mais ciclos de escrita — mostrarei mais a frente como descobrir qual você tem.)

Se o recurso estiver desligado se houver pouca RAM disponível (até uns 6GBs), crashes e outros problemas em apps podem acontecer. Pra checar, abra o Iniciar e pesquise Ajustar a Aparência e o Desempenho do Windows (usaremos mais esse menu no tópico seguinte). Vá em Avançado e confira se a memória virtual não está zerada. Em Alterar, recomendo deixar marcado o Gerenciamento automático; e então Aplicar.

Checagem de memória virtual

Não quer dizer que isso é um substituto das Memórias RAM e nem que irá turbinar seu PC, mas permite que você consiga abrir o que você pediu, sem deixar a memória entupir por completo.


Exemplo de alto consumo de memória RAM

Obviamente muitos programas abertos irão prejudicar o desempenho da sua máquina; entretanto, além do swap, há mais um recurso do próprio Windows chamado ReadyBoost: o uso de um pen drive / pendrive como memória cache extra, que usa memória flash (de que são feitos um SSD), diferente de um HD (disco mecânico).

Imagem de Photo Mix por Pixabay

Talvez não funcione se o pen drive for menor que 4GB ou sua máquina usar um SSD. Basta inserir o pen drive na máquina, clicar com o botão direito nele e ir em Propriedades > ReadyBoost.

Menu do ReadyBoost em um pen drive / pendrive

Clique em "Usar este dispositivo" (não afetará nenhum arquivo já dentro do pen drive), selecione o valor de memória cache que você deseja alocar (o máximo é 4GB e recomendo), clique em OK e aguarde. Isso me ajuda a rodar alguns jogos mais pesadinhos :P 

Pra remover, basta refazer o processo e clicar em "Não usar esse dispositivo". Você pode também só ejetar direto caso for usar novamente depois. Vale destacar pra SEMPRE clicar em Ejetar o pen drive antes de puxar.


Opções de aparência


Sim, elementos na tela também podem prejudicar o desempenho da máquina em leitura e processos (jogos com muita coisa na tela são uma prova). Vamos começar pela interface inicial. Pode ser algo parecido com isso (ou bem pior):

Exemplo de Área de Trabalho do Windows 10

Você pode clicar com o botão direito em cima da Barra de Tarefas e desligar alguns ícones caso não use, como Cortana, Visualização de Tarefas, Notícias e Clima, Digitação etc. (Recomendo deixar o botão de pesquisa, caso contrário ele fica integrado com o Iniciar e você terá que abrir 2 processos.) 

Opções da Barra de Tarefas do Windows 10

Barra de Tarefas após a remoção de ícones extras


No Iniciar, pesquise Ajustar a Aparência e o Desempenho do Windows já citado anteriormente. Na primeira aba, selecione "Personalizar" e desmarque o máximo de opções possíveis. Não tire tudo pra não prejudicar seu uso com o computador (por exemplo, as letras redondas, que ficarão difíceis de enxergar). Em Avançado, certifique que o desempenho de Programas está ligado.

Opções personalizadas de aparência


Ainda no Iniciar, você pode remover blocos desnecessários, alterar tamanhos ou desligar animações clicando com o botão direito neles; e também diminuir o tamanho do menu, arrastando as laterais — sem blocos, dá pra remover inteiramente. Não deixe abarrotado de coisas que você mal vai usar. Também clique nos ícones laterais do menu com o botão direito e vá em personalize a lista pra remover botões que você não usará.



Indo pra Área de Trabalho, clique com o botão direito em alguma área vazia e vá em Personalizar. Em Cores, desative a transparência e ligue o Modo escuro (esse ajuda a poupar bateria e seus olhos) se possível (requer Windows ativado). Também é válido não encher demais a Área de Trabalho com ícones e atalhos.


Desfragmentação de disco / HD


Este é um tópico bem importante. Caso você use HD (se não sabe, irei mostrar como), pode ser que uma parte da lentidão do computador seja causa falta de desfragmentação OU os processos automáticos. Um HD, diferente de um SSD, é um disco mecânico de armazenamento, sendo a peça mais lenta na máquina; e à medida que você instala e remove dados, o Windows vai quebrando eles em várias partes, espalhando pelo disco, a fragmentação. Quanto mais bagunçado, mais lento pra leituras, já que as partes dos dados não ficam lado-a-lado.

Representação de um disco fragmentado

O próprio Windows tem um recurso que organiza essas fragmentações em posições mais fáceis de leitura, automaticamente de tempos em tempos. Se você tiver um dispositivo não muito potente, esse processo que acontece sozinho pode prejudicar o desempenho. PORÉM se estiver desligado por muito tempo, pode ser pior ainda pra leitura do HD, já que estará uma bagunça. Pra conferir isso, pesquise Desfragmentar e Otimizar Unidades no Iniciar. 

Interface da Desfragmentação de Disco

Serão mostradas as unidades de armazenamento disponíveis (se for HD = Unidade de disco rígido, SSD = Unidade de estado sólido), e você pode checar o quão fragmentadas (bagunçadas) estão, além do período da organização automática. Selecione alguma partição, clique em Analisar e aguarde um pouco. Será mostrado um OK com a porcentagem de quão fragmentado está, e um alerta caso seja um valor alto. Você pode então clicar em Otimizar pra começar o processo de realocação de dados. 

Isso pode demorar dependendo do quão bagunçado estiver seu HD, e é possível este que sua máquina lenta, então é recomendável desligar as checagens automáticas logo em baixo se não for muito potente, e reserve um tempo pra desfragmentar. Faça esse processo ao menos uma vez por mês, mesmo que a automatização esteja ligada.


Alterações adicionais


Se você usa um computador de mesa (desktop), vá ao Painel de Controle > Opções de Energia e retire a opção de economia de bateria/energia; não faz muito sentido se o PC é de tomada.

Otimize programas que você usa nas configurações deles! Desligar recursos desnecessários, diminuir elementos etc. Por exemplo, dá pra desligar as atualizações automáticas da Microsoft Store em segundo plano, acessando as configurações nos 3 pontos no canto superior direito da interface dela.

Uma opção que não faz muita diferença no padrão MAS vale a pena conferir se não está "adulterada" é a msconfig > Inicialização do Sistema > Opções avançadas > Número de processadores (ou Memória máxima). Este recurso é usado para testes de processadores e RAM com potências menores que de seu PC, e não faz diferença colocar nos números máximos, o Windows já usa todos por padrão. Isto é, se não estiver com alguma alteração por alguém (já aconteceu de eu estar usando 1 GB a menos de RAM "sem querer"). Recomendo checar e desmarcar caso tenha acontecido.

Vírus aparentemente podem causar lentidão também. Em breve pretendo fazer um artigo sobre isso :P Aliás, Antivirus são mestres em consumir desempenho por estarem rodando de fundo, mas é um sacrifício pela segurança.

Há um Sensor de Armazenamento em Configurações > Sistema > Armazenamento, que segundo o próprio Windows, pode ajudar a liberar espaço de coisas desnecessárias. Eu nunca usei pra ser sincero, você pode ativar se quiser por sua conta e risco.

Já vi dizerem que se você tiver 8GB de RAM ou mais, desativar a memória virtual/swap do Windows pode melhorar o desempenho. Não sei se isso é verdade, também fica por sua conta e risco.



E você, sabe de alguma outra dica pra melhorar a velocidade do Windows? Deixa seu comentário! :D



Postar um comentário

7 Comentários

  1. pq que tem xbox game bar sendo que eu nem to em um xbox XD!!!!!!!!!!!!!!!!
    meu pc tem 3 fps a mais agora :sunglaseses:
    oi nique manda salv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é útil pro gravador nativo de jogos do Windows 10 (que por sinal é muito bom)
      Salvado

      Excluir
  2. me disseram que colocar um pouco de gasolina e acender um isqueiro melhora o desempenho, poderia testar?

    ResponderExcluir

Lembre-se de ser cordial com outros usuários e nunca escrever algo inapropriado. Mensagens ofensivas ou impróprias podem ser apagadas.