About Me

O básico para montar um servidor no Discord

O Discord é um bate-papo de voz e texto criado para jogadores para ser gratuito e concorrer com o TeamSpeak e skype. A organização por servidores, categorias e canais faz com que seja uma alternativa incrível para a criação de servidores focados em games específicos ou temas mais casuais para amigos. Neste artigo, iremos mostrar como criar seu servidor e as opções que o Discord oferece.

Arte do site oficial do Discord - https://discordapp.com

Criando o servidor

Primeiramente você terá que apertar neste ícone para abrir a janela de criação. Ele fica localizado na barra lateral de servidores do Discord, no final, antes da opção de pesquisa.


Irá abrir uma janela perguntando se você quer entrar ou criar um servidor. Clique em "Criar um servidor" (Create a server).

Janela de criação de Servidores no Discord.

Nessa parte você deverá escolher um nome legal e um ícone - com dimensões recomendadas de 512x512px - para o seu servidor. É interessante que escolha um que tenha a ver com o tema, mas não se preocupe, você poderá alterar depois.

Janela de criação de Servidores no Discord - Nome e Ícone.

Uma janela de convite será aberta logo após a criação. Você poderá convidar seus amigos ou apenas fechar e continuar a melhorar o servidor.

Janela de convites para o servidor Discord.

Nesta etapa o servidor está praticamente criado. Vamos seguir para a configuração de alguns cargos hierárquicos para que possamos ter permissões para membros fazerem determinadas ações. Iremos configurar um Administrador, um Moderador e os outros serão usuários comuns.



Permissões e cargos

Para isso, clique na seta ao lado do nome do servidor e em Configurações do Servidor (server settings).



Clique em Cargos (roles) e iremos começar a configurar as permissões.


Para servidores públicos onde várias pessoas podem entrar que não necessariamente sejam amigos próximos, o cargo "Everyone" (Todos) precisa ter algumas limitações - como não ter a opção de menções @here e @everyone, por exemplo. Vamos limpar as permissões e configurar manualmente clicando no botão que fica no final da lista com o nome de "limpar permissões do cargo" (Clear Role Permissions).


Iremos ativar esses e o resto ficará desativado:
  • Ler canais de texto e ver canais de voz;
  • Enviar mensagens;
  • Inserir Links;
  • Anexar Arquivos;
  • Ler histórico de mensagens;
  • Permissões de Falar, Escutar e Go Live nos canais de voz;
Pronto, já configuramos as permissões para todos. Aqueles que não tiverem com nenhum cargo terá apenas essas permissões. Caso precise de algo mais restrito, poderá desativar as opções que você considera não necessária para membros comuns ou novatos.

Agora seguiremos com os cargos de Administrador e Moderador. Para criar um novo cargo clique no ícone de mais e escolha o nome e uma cor para o cargo.


Iremos fazer o mesmo procedimento, limpando as permissões de cada cargo criado. O cargo de Admin terá permissões de administrador do servidor, ou seja, terá acesso completo a todas as configurações - cuidado! só coloque esse cargo em pessoas confiáveis - e o moderador terá algumas limitações.

Para o cargo de Administrador (Admin) clique nele e coloque as seguinte permissão:
  • Administrador (Administrator)

Só esse cargo garante todas as permissões e não é necessários configurar manualmente.

Para o cargo de Moderador (Moderator) clique nele e iremos dar as seguintes permissões:

  • Ver registro de auditoria (Ele poderá ver as ações no servidor)
  • Expulsar Membros
  • Banir Membros
  • Criar Convite
  • Alterar Apelidos
  • Ler Canais de Texto e Ver Canais de Voz
  • Enviar Mensagens
  • Gerenciar Mensagens
  • Inserir Links
  • Anexar Arquivos
  • Ver Histórico de Mensagens
  • Mencionar Todos
  • Usar Emojis Externos
  • Adicionar Reações
  • Conectar, Falar e Silenciar Membros
  • Ao Vivo
Não esqueça de salvar todas as alterações clicando em Salvar Alterações.


É isso, já configuramos os cargos e o servidor já está com permissões bem definidas. Para dar um cargo para uma pessoa, apenas clique no nome dela e no sinal de mais e selecione o cargo.



Categorias e canais de texto e voz

Note que na criação do servidor você tem duas categorias e um canal em cada uma. Para criar um novo canal dentro da categoria, apenas clique no sinal de mais para abrir a janela.


Aqui você pode selecionar o tipo do canal - texto ou voz - para que as pessoas possam interagir no mesmo. Há a opção "private channel" (canal privado) no qual é possível adicionar acesso apenas a alguns cargos. Se você não quiser por apenas cargos específicos, apenas deixe desmarcado que ele irá sincronizar com as configurações de cargos da Categoria na qual ele está inserido. Em "channel name" (Nome do canal), como o próprio nome sugere, você coloca o nome para o canal.


Agora você irá aprender a criar e configurar Categorias. Para criar uma Categoria, apenas clique com o botão esquerdo do mouse em um local vazio na área de categorias e canais e em "Create Category" (Criar Categoria).


Ou você pode apertar no menu do servidor e em "Create Category".


De qualquer modo, irá aparecer uma janela de diálogo perguntando o nome para a categoria e se ela deve ter acesso apenas por cargos específicos.


Por fim você pode organizar tudo arrastando os elementos, como categorias e canais, da maneira que desejar.

Arrastando categorias e canais no Discord.

É isso. Você aprendeu como criar um servidor, por um nome para ele e adicionar uma foto, configurar cargos e adicioná-los aos membros, criar categorias e canais de texto e voz, além de organizar tudo arrastando os elementos. Agora você já está pronto para se divertir com seus amigos! 😄

Espero que essa matéria seja de grande ajuda para usuários que estão iniciando no Discord e estavam perdidos nesse quesito. Pretendo lançar tutoriais um pouco mais avançados, como configuração de bots e permissões restritas para cargos e usuários específicos. Até mais!




Postar um comentário

0 Comentários