About Me

Como funciona um editor de vídeo não linear?

Hoje aprenderemos como funciona os editores não-lineares, mas para isso você precisa saber a diferença de um editor linear e um não-linear. Em resumo, linear é uma única linha para todos os elementos e eles não podem ser sobrepostos (com algumas exceções como áudios), é como se fosse uma fila, onde os elementos são enfileirados. Já o não-linear não tem essa limitação, sendo possível colocar vários elementos no vídeo ao mesmo tempo, sobrepondo estes elementos onde quiser.



Editores Lineares

Um editor linear só apresenta uma linha para os sons, vídeos e efeitos e podemos ver um exemplo disso naquele antigo programa da microsoft chamado "Windows Movie Maker", neste programa, havia apenas uma linha para todo o conteúdo da edição de vídeo. Veja a imagem de exemplo e repare a linha onde está o vídeo e áudio:

Isso tinha um problema, pois limitava a edição dos elementos no vídeo. Só poderia exibir um elemento na tela por vez e não havia o conceito de camadas. 

Editores não-lineares

Agora editores não-lineares tiram essa limitação dando liberdade para editar em múltiplas linhas (ou "faixas") separando todos os elementos, como áudio, vídeo, imagens, sons e outros e por causa disso podem ser editados individualmente com efeitos diversos, dando um leque maior de possibilidades para edição de vídeo.  Em termos mais técnicos, você lida com edição não destrutiva e sobreposição de elementos. Veja um exemplo de um editor não-linear (no caso, o Kdenlive):


Note que em vez de apenas uma faixa para os elementos há várias faixas, para separar conteúdos de vídeo, imagem e som. Com isso é possível montar elementos em camadas, onde imagens sobrepõem as outras e é possível trabalhar individualmente com o áudio e com o vídeo, com efeitos diversos. 

Digamos que temos um vídeo e precisamos sobrepor ele em outro vídeo, irei mostrar um pequeno exemplo a seguir. Também colocarei coisas extras para você entender como funciona a sobreposição de sons colocando um efeito para fins de demostração:


Eu adicionei 3 elementos ao projeto, são eles o vídeo principal, o efeito de anime e o som de tiro de uma arma. Note que eu adicionei apenas ao projeto, ele não está no vídeo. Para adicionar basta arrastar para a faixa em questão, no caso o vídeo na faixa de vídeo:


No meu caso o editor já separa as faixas de audio e video do vídeo que adicionei caso eu precise editar separadamente. Note que o vídeo está na faixa exclusiva para vídeos e o áudio na faixa de áudio. Agora iremos colocar um efeito de tiro em uma parte. Para isso basta colocar naquela outra faixa de áudio que ele será executado simultaneamente com as outras faixas:


Viu como editores lineares facilitam demais na hora de colocar elementos extras como sons em uma parte do vídeo? Repare que ele está no mesmo tempo que o vídeo e outras faixas de áudio ali e ele será executado a partir daquele ponto. Agora colocaremos o efeito de anime zoom:


É possível criar faixas e mais faixas tanto de áudio quanto de vídeo e executar vários elementos simultaneamente e isso é muito legal! Agora você aprendeu como funciona os editores de vídeo não-lineares, no futuro pensamos em trazer tutoriais de como usar o Kdenlive, Shotcut ou Olive - que são editores não-lineares gratuitos bem conhecidos - para você entender como aplicar efeitos diversos ao seu vídeo em uma edição não-linear.

É isso, até a próxima! Se ver algum erro você pode usar o campo de comentários do blog ou acessar o nosso discord. :)

Postar um comentário

0 Comentários