About Me

Muito além do Youtube - Conheça outras plataformas de vídeo!

Apesar de atualmente não haver muitos concorrentes a altura para plataformas mais populares para visualização de vídeos, como as redes sociais mais usadas e o gigante Youtube da Google, existem ainda aqueles que se mantém como alternativas a esses. Nesse artigo você poderá descobrir novas plataformas, cada uma com suas peculiaridades, então vamos lá! 

 


Dailymotion

 


Esse possivelmente é um pouco mais conhecido, é uma plataforma francesa fundada em março de 2006, é bastante usado por mídias jornalísticas e canais de TV, além claro de um usuário conseguir enviar vídeos para a plataforma. Não sei ao certo se há algum sistema de monetização para todos os usuários, mas eles separam contas de "parceiros" de contas de "usuário" e dividem o lucro com anúncios providos pela plataforma ou até seus próprios anúncios.

 

Rumble

 


É uma plataforma de vídeos canadense fundada em 2013, aqui no Brasil pelo que parece não é muito utilizado mas ainda assim é uma boa alternativa. Eles possuem também sistema de monetização de vídeos, sistema de "canais" entre outras coisas. Vale a pena dar uma olhada.


Vimeo

 


Este é focado em usuários dispostos a pagar para hospedar seus vídeos para serem visualizados por outros. 



Ele possui templates para criar vídeos diversos, os vídeos tem uma qualidade muito boa, porém caso opte por usar gratuitamente ele tem um limite de 500mb por semana para upload de vídeos e no máximo 5GB por conta. Assistir vídeos nesta plataforma é ilimitado e gratuito.


Bianco.tv


 

Bianco.tv é uma plataforma onde você pode enviar vídeos ilimitados e sem nem mesmo criar uma conta. Para usuários anônimos há um limite de 5GB por vídeo e para registrados 10GB por vídeo, mas a quantidade de vídeos enviados é ilimitado, segundo o FAQ do site.


Utreon



Tem a proposta de ser uma plataforma em constante inovação e livre de censura. Segundo a plataforma: "Os gigantes da tecnologia estão decidindo o que pode ser expresso nas redes sociais, e a demanda por alternativas está crescendo. A resposta proposta por essas alternativas é o oposto da censura: total liberdade de expressão. Embora simpatizemos com suas motivações, essa abordagem não pode ter sucesso. Plataformas sem censura não têm a legitimidade necessária para se tornarem populares e são alvos fáceis para listas negras. Nosso objetivo é criar uma alternativa viável para o mainstream, evitando a censura excessiva e pesada do YouTube. A chave para fazer isso é focar na construção de sistemas que gerem resultados confiáveis."


LBRY TV / Odysee



LBRY TV tem uma proposta interessante: Uma rede de vídeos descentralizada, baseada em blockchain, com sistema de monetização. Isso mesmo, é um pouco complicado explicar mas o funcionamento para você é simples: Você abre um vídeo e este passa a semear ele na rede, parecido com o sistema de torrent. 

 

 

Há uma versão mais bonita que usa o mesmo protocolo chamada de Odysee. Ambos você pode ter um canal e uma carteira para guardar e reivindicar ganhos.


Dtube

 

 

Este utiliza o Avalon Blockchain para os dados e IPFS para compartilhamento de arquivos estáticos. É bem semelhante o funcionamento com os demais que usam blockchain. É tudo descentralizado e também possui sistema de monetização de vídeos.


PeerTube


Também uma plataforma com foco em servidores descentralizados. O usuário/empresa transmite um vídeo em seu site e este é acessado pelos usuários, que enquanto estiverem vendo o vídeo estarão transmitindo para outros que também estão vendo aquele vídeo, diminuindo a carga do servidor. Esta não possui um sistema de monetização, mas é interessante para conteúdos que são censurados por governos ou aqueles que não querem utilizar serviços de hospedagem de terceiros. É uma um software livre/gratuito fundado por uma organização francesa sem fins lucrativos, a Framasoft.


E é isso, você conhecia algum desses? Tem mais algum para sugerir? Diga nos comentários! :) E até o próximo artigo.

Postar um comentário

1 Comentários

Lembre-se de ser cordial com outros usuários e nunca escrever algo inapropriado. Mensagens ofensivas ou impróprias podem ser apagadas.