About Me

Série Nostálgica - Mu Online (MMO RPG)

Série Nostálgica - Mu Online (MMO RPG)

 

Muitos podem se lembrar desse nome, era um jogo bastante famoso de MMO RPG e que tinha em várias lan-houses por aí. Estou falando do Mu Online, um jogo onde você controla personagens de diferentes classes, tenta ficar cada vez mais forte e até mesmo rola batalhas de PVP.  Neste artigo coletamos várias informações sobre esse jogo pela internet para deixar registrado sua história!



Sim, eu digo Mu Online por se referir ao jogo original criado pela desenvolvedora coreana Webzen lançado em 2001 que depois foi anunciado para o mercado global em 2003 (Você pode ver o histórico da empresa no site oficial aqui). Aparentemente o jogo foi diluído em vários servidores não oficiais, no Brasil, nós tínhamos um servidor não oficial bem conhecido chamado de Mu Chaos criado em 2004 - que por sinal até hoje (17/03/2021) está de pé, não com toda sua glória como era em sua época mas ainda assim funcionando - onde havia um suporte local e itens exclusivos da equipe. MU em seu site, diz ser um MMO multiplayer, um dos pioneiros na utilização de modelos 3D.


MuChaos - Seleção de Personagens.
MU Chaos - Seleção de Personagem.
- Imagem cedida por flatterbark


Jogabilidade

A jogabilidade era ao estilo "point-and-click" onde o jogador clicava na área na qual queria ir ou interagir, podendo batalhar contra monstros no local usando magia ou ataques corpo-a-corpo. Havia o medidor de vida, mana e os ataques especiais - além de uns modificadores. Era bastante simples de entender, tudo que era interativo ficava com highlight em seu contorno. 


MU Chaos - Gameplay.
- Imagem cedida por flatterbark



MU Chaos - Armazém.
- Imagem cedida por flatterbark.

História

O Continente de MU já foi um império florescente, localizado no Oceano Pacífico, a oeste das Américas. Agora, muito tempo se passou e o império milenar perdeu completamente o controle. Enquanto o poder do governo central continua a diminuir, os senhores feudais tornaram-se obcecados pelo poder, destruindo a outrora bela terra. As guerras civis destruíram a força que resta do governo e de suas forças armadas.

A ambição ardente de controlar a terra de MU parece ter se tornado sua própria morte. Antonias, um conhecido senhor feudal, foi outrora facilmente enganado por um feiticeiro malvado, Lemuria. Através da própria obsessão de Antonias, Lemuria foi capaz de induzi-lo a ressuscitar Kundun, o Diabo das Trevas! Kundun é uma fera terrível com o poder de invocar monstros horríveis contra o continente. Os monstros estão sendo convocados muito rapidamente para serem diminuídos pelas agora fracas forças armadas do império. Grande parte da sociedade foi morta, recrutada ou simplesmente arriscou suas vidas para tentar deixar o continente. Agora, muitos dos que sobraram são meros guerreiros matando monstros para ganhar experiência e saque. A última esperança para MU é selar Kundun. As 10 Pedras de Selamento devem ser recuperadas, e somente então o demônio, Kundun, pode ser selado mais uma vez! Se alguém conseguir selar Kundun, certamente haverá esperança mais uma vez para MU.


Confira alguns dos Personagens

Dark Knight > Blade Knight > Blade Master > Dragon Knight.  


Imagem editada, fonte: Mu Online Fanz.
 
Conhecido como: BK

Dark Knight é um personagem para combates de perto. Eles têm grande poder de luta física e usam armas poderosas. Eles começaram sua aventura neste continente para salvá-lo das trevas do mal Kundun. Dark Knight é a melhor alternativa se você gosta de ação corpo-a-corpo para derrotar monstros e cortar nossos inimigos em dois. Os guerreiros "Dark Knight não possuem nenhuma magia. Seu poder de combate físico é tão grande que esses guerreiros não precisam de nenhuma magia. Em MU, os guerreiros podem subir de nível sem a ajuda de nenhum outro personagem. Especialmente quando eles se tornam mais poderosos e seu físico aumentos de poder, ele será mais solicitado do que outros personagens. Sem grande velocidade, ele pode manter sua posição em combate devido ao seu corpo poderoso. Os guerreiros são homens de verdade. Quando os guerreiros participam de um "grupo", geralmente estão na linha de frente do combate recebendo os golpes que consomem muito de seu poder físico e ofensivo usando poções para se recuperar. Os guerreiros podem usar a grande maioria das armas disponíveis no MU com espadas, machados e lanças. Os tipos de armadura que eles podem usar são muito variados. Amplie seu guerreiro usando o equipamento de Dragão (armadura feita de dragão) que surpreendem os outros personagens. Guerreiros atacam apenas um alvo devido à sua capacidade de lutar apenas. Porém, uma vez ele ataca um monstro, mas o faz até o fim impedindo-o de sobreviver ao combate. Os guerreiros possuem várias técnicas com a arma em mãos, consumindo mana com os feitiços. Os aventureiros mais conhecidos como Guerreiros (Dark Knights) reforçam sua força ou agilidade para o combate. Guerreiros poderosos e cavaleiros ágeis são diferentes em termos de combate contra monstros.


Dark Wizard > Soul Master > Grand Master > Soul Wizard 

 

Classes DW/SM/GM/SW - Fonte: Mu Online Wiki.


Conhecido como: GM

Dark Wizard luta contra seus inimigos com base em poder mágico e energia, em vez de poder físico. O DW foca seu treinamento em aumentar seu poder ofensivo mágico, ao contrário do White Wizard, Dark Wizards usa seus poderes em feitiços ofensivos para derrotar seus inimigos. Dark Wizard não é um personagem adequado para o combate corpo a corpo, sua força também deve aumentar, pois isso lhe permite usar equipamentos mais pesados ​​com maior defesa e cajados com mais Dano Mágico. No caso de magos estarem em perigo por inimigos de grande poder corporal, seu teletransporte pode dar-lhes segurança, além de ser excelente para lutas entre jogadores, pois torna quase indetectável e assim fica mais difícil para eles acertá-lo . Tradicionalmente, o poder dos mágicos aumenta rapidamente conforme seu nível aumenta. No início, os magos são geralmente mais fracos contra monstros devido à sua fraqueza corporal, no entanto, eles sobem de nível e seu poder ofensivo pode crescer tanto quanto qualquer outra classe em MU. Os magos também têm feitiços que lhes permitem atacar vários alvos ao mesmo tempo em distâncias bastante grandes, o que lhes permite evitar o combate corpo-a-corpo e subir de nível mais rápido do que o esperado.


Fairy Elf > Muse Elf > High Elf > Noble Elf 


Imagem editada, fonte: Mu Online Fanz.


Conhecido como: Elf

Elfos são uma vantagem para qualquer grupo como elfos de energia ou como elfos de agilidade. Os elfos de energia têm feitiços de "reforço" que podem aumentar a defesa, o ataque ou curar membros do grupo. Suas invocações podem mudar o rumo da batalha. Elfos da agilidade são incríveis lutadores de longo alcance e seus ataques rápidos e altas taxas de fuga os tornam excelentes tanks.

Os elfos de Noria são uma raça muito antiga. Eles afirmam que foram a primeira raça em MU antes do humano e dos goblins. Diz-se que um elfo Noriano tem beleza e graça sobrenaturais. Embora eles possam fugir do combate corpo a corpo, não se pode dizer que eles são fracos. Os elfos foram os que ensinaram ao homem a arte do arco. Ninguém pode vencer um elfo em uma competição de arco e flecha. Os elfos de Noria também fizeram pactos com outras raças. Eles apelam a tais pactos para ajudá-los na batalha.

 

Existem também outros personagens, os "desbloqueáveis", que você pode ver na Wikia aqui.

 

Seasons  (Temporadas)

 

Seasons MU Online - Site Oficial Mobizen.
 

São um conjunto de lançamentos de novos recursos e personagens. O MU Online teve um total de 15 seasons pelo que é possível observar nos guias do site oficial da mobzen, até o momento da publicação deste artigo. Alguns servidores alternativos ainda utilizam seasons mais antigas também, então é possível jogar teoricamente a season que você quer.


MU Online -  Clássico 

 

Fonte: World MMO.

É o MU Online que todos nós conhecemos, feito para computadores, criado pela webzen e lançado em 2001. Ele passou por muitas mudanças até a season atual.


MU Ignition - Um MU de Navegador

 
Captura de tela do MU Ignition - MMOs.com.


MU Ignition Open Beta 1 - Canal MoniChan TV.

 

Aparentemente havia uma versão do MU que rodava diretamente pelo navegador, sem necessitar de instalação, que tinha como parceira a Level Up Games que trouxe para o Brasil. Porém a webzen encerrou em 2018 (mesmo ano que lançou, pelo que parece vendo os fóruns sobre ele) as atividades deste jogo para focar no clássico e nos outros MUs mais modernos. Você pode ver a notícia sobre o encerramento nas notícias da Level Up Games.

 

MU Origin - MU para smartphones


 

Este até o presente momento ainda está em funcionamento e possui até uma sequência, tendo dois jogos, MU Origin e MU Origin 2.

 

Servidores Alternativos (Privados)

Não se sabe ao certo como fizeram isso - pelo menos eu não sei - mas lançou um programa chamado Mu Server que seria basicamente o servidor de Mu, onde quem tem conhecimento de programação e banco de dados poderia criar sua própria versão do Mu e isso explodiu para várias versões. Algumas versões de exemplo alternativas do Mu são: Mu Chaos, Munovo, Mu Level, entre outros.

 

Curiosidades

- Uma curiosidade interessante, olha o site da webzen em 2010. Olhando mais atentamente ali para a direita vemos um brasileiro representando. 😎 E tinha um evento de... futebol??? Também pelo que parece eles davam alguns bônus para novos jogadores.

- Já em 2015 o site já estava assim, com o botão de download mostrando já estar na season 10 neste ano.

- Outro detalhe é que havia até sistema de casamento de personagens dentro do jogo 👀

- Não podemos esquecer também das lan houses, que muitas vinham com este jogo instalado ou de um servidor alternativo de MU, com aquele clássico ícone na área de trabalho e Windows XP na máquina. Eu inclusive já vi até a atendente da lan house jogando.


Polêmicas

O jogo envolvia muitas polêmicas pelo seu Pay-to-win, pois era possível conseguir resets (zeram o nível do personagem deixando ele mais forte) e outras coisas muito mais fortes caso pagasse por itens no jogo ou até assinasse um VIP. Os que jogavam sem nenhum tipo de compra tinha muito mais dificuldade para conseguir essas coisas.


E você, já tinha jogado este jogo e conhece mais algumas curiosidades sobre ele? Conhece outro jogo nostálgico? Conte para a gente nos comentários! 😄


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, pretendemos trazer mais jogos no futuro para a série nostálgica! :)

      Excluir

Lembre-se de ser cordial com outros usuários e nunca escrever algo inapropriado. Mensagens ofensivas ou impróprias podem ser apagadas.