About Me

Retroachievements: sistema de conquistas em jogos retrô!

O Retroachievements é um site que provê um sistema de conquistas, semelhante ao que acontece nos videogames modernos, onde você completa uma tarefa no jogo e é recompensado com um emblema provando o que fez, que geralmente vem com pontos e a raridade daquela conquista (porcentagem de pessoas que jogaram e conseguiram), porém voltado para jogos retrô.


Para isso é necessário primeiramente criar uma conta no site, confirmar o e-mail e pronto, você já apto para participar. É extremamente simples criar a conta e logar no site, você só vai precisar fornecer o e-mail (para verificação e recuperação no futuro), criar um username e uma senha (sugiro criar uma senha nova para cada serviço, não use senhas repetidas). Lembre-se de confirmar o e-mail indo em sua caixa de entrada e procurando pelo e-mail com link de confirmação do site.

Como funciona?


Sistemas de emulação podem implementar esse sistema, onde você pode logar com suas credenciais e quando abrir o jogo, caso ele tenha conquistas, será possível consegui-las ao completar a tarefa daquela conquista. Além disso elas ficam salvas na "nuvem", ou seja, você pode conectar em vários dispositivos e ter este progresso sincronizado. Você também pode ver seu perfil com os seus jogos, conquistas e estatísticas no site do Retroachievements.

Retroachievements - Página de Usuário


Um bom exemplo de um que usa esse sistema é o RetroArch, um frontend de emulação multiplataforma, é bastante simples conectar e mostraremos como fazer isso a seguir.

Como conectar ao RetroArch?


Com sua conta devidamente verificada e o RetroArch instalado, abra ele e vá até o menu "Configurações" > "Conquistas" > "Habilitar Conquistas". Em "Nome de Usuário" coloque seu username que você cadastrou no Retroachievements e em "Senha" coloque a senha desta conta. 

Retroarch - Habilitar Conquistas


Modos que recomendo: Recomendo ligar as opções "Indicadores de desafio" (para tentar mostrar a você conquistas que podem ser obtidas no momento), "Insígnias de conquistas" (para exibir no canto da tela a conquista assim que ela ser obtida), "Som de desbloqueio" (para que você escute um som que normalmente é apenas um bip, para te avisar da conquista) e "Modo detalhado de conquistas" (que mostra um pouco mais de informações sobre ela). O resto fica a seu critério. 

Ao abrir algum jogo em qualquer emulador no Retroarch, será carregado as conquistas do site, caso você nunca tenha jogado antes ele irá adicionar em seu perfil, depois irá mostrar no canto da tela a quantidade de conquistas bloqueadas e desbloqueadas. Ao completar uma conquista irá aparecer um emblema com a descrição no canto da tela, mostrando que você desbloqueou aquela conquista.


Retroarch - Indicação de conquistas do Retroachievements



Existe também o "modo hardcore", que está como "Conquistas no modo hardcore", essa opção dobra a quantidade de pontos ganhos e exibe no site que aquela conquista foi obtida neste modo, em troca de você não conseguir usar as opções do emulador, apenas o save e gameplay do próprio jogo, ou seja, sem savestate, sem aumento de velocidade, sem trapaças, etc. 

Retroachievements - Detalhes da Conquista

Detalhes de conquistas bloqueadas e desbloqueadas

Você pode ver através do site logando com sua conta e clicando no seu nome de usuário para entrar em sua página. Ou abrindo um jogo no Retroarch e clicando no botão para abrir o menu de acesso rápido: por aí você consegue descer até a parte de "conquistas", no qual pode ver as que estão desbloqueadas, as bloqueadas e desligar ou ligar o "modo hardcore".

Retroarch - Conquistas do Jogo

E muito mais


Caso você goste de competir, o site ainda conta com ranking de jogadores. Você também pode ver suas estatísticas de pontos, conquistas, porcentagem de conquistas adquiridas e um gráfico de atividade com relação aos pontos ganhos por dia. É necessário alcançar pelo menos 500 pontos para aparecer no ranking. Além disso, é possível até seguir amigos! O site também é colaborativo, ou seja, caso tenha conhecimento, pode enviar sugestões de conquistas usando a API do site para jogos que ainda não possuem.

Você pode contar pra gente o que achou disso, expor dúvidas ou até mesmo compartilhar o seu nick de usuário para que outras pessoas sigam nos comentários. :) Tentaremos sempre atualizar e melhorar o artigo, caso tenha erros ou sugestões, pode falar conosco. É isso, divirtam-se conseguindo conquistas em diversos jogos retrô! 😎🕹️

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Achei muito daora essa ideia kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim kkkk eu mesmo não gosto muito de jogar - por incrível que pareça - mas esse sistema me deu um ânimo, pois ele incentiva a conseguir algo ao jogar, no caso umas conquistas. Já fechei o Tekken 3 com uns 3 ou 4 personagens se não me engano, cada personagem que fecha ganha uma conquista, é bem legal.

      Excluir

Lembre-se de ser cordial com outros usuários e nunca escrever algo inapropriado. Mensagens ofensivas ou impróprias podem ser apagadas.