About Me

AlternativeTo - Busque Alternativas para Programas!

Talvez você deve ter se deparado com uma situação de pensar: "Será que há algum programa que também faz essa tarefa?" enquanto utilizava uma planilha de texto, um editor de vídeo, entre os mais variados programas. A resposta é quase sempre sim, pois existem muitas alternativas a estes softwares, mas é difícil achá-los no meio de tanta coisa pela internet e no meio disso surge o site AlternativeTo!



O que é isso?

É uma plataforma colaborativa onde os usuários contribuem adicionando alternativas de softwares, categorizando, relacionando alternativas a esses e até postando reviews sobre o mesmo. É bastante simples de usar e conta com categorias e uma caixa de pesquisa para você pesquisar exatamente pela a alternativa de determinado programa.


Buscando por alternativas

Através do nome de um programa

Existem várias formas, primeiro irei demostrar com um programa no qual você quer ver alternativas para ele. Vá no cabeçalho da página e procure por um campo de pesquisa que diz "Find an alternative to", clique nele e digite o nome de um programa, iremos dar um exemplo com o photoshop. 

Pesquisa - AlternativeTo

Clicando nele, irá abrir a página que ao rolar para baixo irá mostrar programas que outros usuários marcaram como uma alternativa viável. É possível também filtrar por resultados de acordo com o que você precisa, como a plataforma suportada (Windows, MacOS, Linux, etc) ou recursos (o que ele faz), preço (se é pago ou não) e licenças (open source, proprietário, etc). A interface é bem simples de entender e há uma aba para ver as informações do app e outra para as alternativas.

Lista de Alternativas - AlternativeTo

Clicando em qualquer uma das alternativas é possível ver as informações sobre ele, seus recursos, prints, vídeos, site, comentários de usuários, entre outras coisas relevantes.

Página de informações (GIMP) - AlternativeTo

Por categorias de aplicativos


AlternativeTo - Categorias de Softwares


Também é possível buscar por categorias, como "Productivity (Produtividade)", "Social", "Development (Desenvolvimento)", "Web Browsers (Navegadores)", "Games", entre outras opções. Fica geralmente no topo da página e apertando a seta para baixo na interface abre mais opções. 


Por Sistema Operacional


AlternativeTo - Sistemas Operacionais


No mesmo lugar, no canto superior esquerdo, mostra as plataformas como "Windows", "MacOS", "Linux (Distros Desktop)", "Android" e clicando no ícone de seta para baixo aparece mais opções. Assim você poderá pesquisar por programas para a sua plataforma.



Bônus

DuckDuckGo - Alternative To


Utilizando o DuckDuckGo, como explicamos em nossa matéria sobre este buscador, ao digitar "alternative to nome do programa" irá aparecer uma aba com as alternativas do site, assim, economizando cliques buscando direto pelo buscador os resultados do site.


Agora que você sabe como funciona, você poderá buscar por alternativas diversas ou até mesmo criar uma conta e adicionar suas próprias que estejam em falta no site e assim colaborando para que mais pessoas conheçam o software. Com conta é possível até mesmo criar coleções, fazer reviews e outras coisas interessantes. Espero que você tenha gostado da matéria e ela tenha ajudado você em sua busca, até mais! 😄



Postar um comentário

0 Comentários