About Me

O futuro com o "Cloud Gaming"


Cloud Gaming

Cloud Gaming é um termo que ganhou muita notoriedade recentemente, com o lançamento do Xbox  Cloud Gaming (ou Xcloud, como foi chamado anteriormente), apesar de ele não ter sido o pioneiro. Esse sistema de jogos em nuvem, onde não é necessário ter uma máquina potente, apenas uma boa conexão com a internet, já havia a muito tempo serviços do tipo no mercado, mas não eram tão famosos e nem tão acessíveis. Só recentemente o ambiente ficou propício e a Microsoft acertou em cheio em lançar agora. Neste artigo você entenderá o que Cloud Gaming significa, além de uma visão do motivo de isso ser bom e ruim no futuro.


O que é "Cloud Gaming"?


Foto de Olya Kobruseva no Pexels

Cloud Gaming (ou "jogos em nuvem", em tradução livre), é um modo de jogar algum jogo onde você não precisa instalá-lo em sua máquina e em alguns casos nem mesmo comprar o jogo, apenas ter uma assinatura em um serviço, que irá executar esse jogo em uma máquina preparada para isso no servidor e retornar um streaming de vídeo da tela, onde poderá enviar os comandos dos periféricos para aquela máquina, como se estivesse jogando nela. 

Por que é um momento ideal?

Estamos presenciando atualmente - no momento deste artigo, em 2021 - uma crescente número de pessoas com cada vez mais acesso a internet, abrindo um leque muito maior de possibilidades para o investimento de tecnologias para suprir a demanda de diferentes tipos de usuários. Provedores de internet, atualmente, oferecem velocidades razoáveis de upload e download, com preços bem melhores do que eram antigamente.

Foto de Daria Shevtsova no Pexels

Além disso, mais pessoas tiveram condições de comprar smartphones, pois chegamos em um momento que celulares medianos já executam conteúdos bem interessantes por um preço comparativamente muito mais barato do que era quando esta tecnologia estava engatinhando. Com o tempo, smartphones mais modernos, barateiam os anteriores, dando mais oportunidade de acesso a eles por pessoas que não tem condições financeiras para adquirir atuais.

Foto de cottonbro no Pexels

Do mesmo modo acontece com todo tipo de dispositivo, mas no caso de jogos, os jogos atuais exigem cada vez mais de um hardware mais robusto, tendo que comprar um novo hardware para conseguir jogá-los, é aí que o Cloud Gaming aparece como uma alternativa bem mais barata para quem não tem condições para isso. Com uma assinatura mensal ou anual, é possível curtir vários jogos atuais com o dispositivo que tem atualmente, sendo um PC ou um Smartphone razoável que consegue reproduzir vídeos e tem acesso a internet. 

Serviços de Cloud Gaming

O serviço que saiu mais atrativo atualmente no Brasil, foi o Xbox Cloud Gaming, que vem junto com uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate. O valor não é tão caro, comparando que você terá um grande catálogo de jogos para jogar quando quiser, onde quiser e sem precisar comprá-los ou mesmo instalá-los, além da conexão com sua conta da Xbox Live para sincronização de Save Games e Conquistas. Basta assinar, entrar com a conta, seja no navegador ou em um app e jogar sem problemas. A experiência melhora caso tenha um controle compatível e uma boa conexão, claro. Além da vantagem de poder jogar novos jogos quase que no dia do lançamento.


Xbox Cloud Gaming


Há também outros, como o Nvidea Geforce Now, que oferece um computador em nuvem para jogar títulos que você tem em sua biblioteca Steam ou Epic Games Store, com plano de graça (com filas) ou caso prefira, um pago, com filas consideravelmente menores, por serem prioritárias.  Quem também está preparando o ambiente para o lançamento de seu próprio serviço do tipo é a Amazon, com seu Amazon Luna, que atualmente está em fase de testes e não está disponível para outros países, apenas os Estados Unidos. Tem também o polêmico Google Stadia, que apesar de até agora não estar disponível para o Brasil, ainda está recebendo updates pontuais, já sofreu com críticas pela necessidade de ter que comprar os jogos e ainda pagar assinatura para jogar no serviço... 


Luna, Geforce Now e Stadia,
são outros exemplos de Cloud Gaming.


Não estamos abordando os serviços que espelham sua máquina principal para outro dispositivo, mas aqueles que oferecem um hardware dedicado na nuvem. Obviamente há muitos outros por aí que tem propostas semelhantes e até aqueles que te dão acesso a literalmente uma máquina, para instalar e executar o software que quiser por ali. 

Futuro dos jogos na nuvem


Foto de lalesh aldarwish no Pexels

Não é certo que isso irá substituir os hardwares físicos, como videogames e computadores novos, até porque atualmente essa não é a proposta. O que realmente ocorre é que, as pessoas podem ter acesso a estes conteúdos sem necessariamente se preocupar em comprar um dispositivo potente ou atual, além da possibilidade de cancelar ou assinar o serviço quando quiser. Imagine, por exemplo, que você tem uma máquina em sua casa que você usa para trabalho, com isso, caso eventualmente esteja com vontade de jogar algo, basta se conectar a um desses serviços e pronto! A pirataria também seria diminuída, pela conveniência dessa tecnologia, pois mais pessoas podem ter acesso, é mais seguro e simples do que tentar baixar e instalar por meios "alternativos".

Mas como nem tudo são flores, tem a questão de que, os jogos não são seus e o catálogo é a empresa que disponibiliza. Isso quer dizer que, você só terá acesso a aquele jogo apenas se o serviço continuar oferecendo ele em seu catálogo. Também caso fique por algum motivo sem internet, não poderá jogar, pois dependem de uma conexão constante durante a jogatina. É necessário também ter um plano de dados ilimitado, pois necessitam de muitos dados durante as jogatinas, para o streaming do vídeo principalmente, pois em conexões com plano de dados limitado sua franquia pode acabar rapidamente. Além disso tudo, pode ser inviável jogar competitivo, pelo menos atualmente, dependendo da latência da conexão, se tratando de jogos de FPS e aqueles que exigem precisão de movimentos.


Essa nova forma de jogar ainda está evoluindo, uma boa competição no mercado é sempre benéfica para que as empresas ofereçam com mais qualidade e com preço acessível esses serviços para cada vez mais pessoas. Aguardamos para ver como será o futuro. E você, qual é sua visão sobre isso? Conte para a gente nos comentários! 😎🎮

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Pretendo comprar o Game Pass não só pelo enorme catálogo por um precinho acessível, mas parece bem interessante jogar um game triple A pela telinha de um celular kk

    ResponderExcluir

Lembre-se de ser cordial com outros usuários e nunca escrever algo inapropriado. Mensagens ofensivas ou impróprias podem ser apagadas.