About Me

SuperTuxKart (STK) - Conheça esse jogo open source de Karts!

SuperTuxKart é um jogo open source de corrida estilo arcade, com uma variedade de pistas, personagens e modos de jogo. Ele acrescenta referências a personagens do mundo open source: Mascotes como Tux (Kernel Linux), konqui (KDE), GNU (GNU), Kiki (Krita), Sara (OpenGameArt), Xue (XFCE), Wilber (GIMP) entre outros. Ele está disponível para vários sistemas como Distribuições Linux, Windows, MacOS e até mesmo Android, possuindo também crossplatform para o modo online, onde pode jogar contras outros jogadores não importando a plataforma que eles estejam.

 

SuperTuxKart

 

No Modo História, você deve enfrentar o malvado Nolok e derrotá-lo para tornar o "Reino do Mascote" seguro novamente! Você pode correr sozinho contra o computador, competir em várias copas do Grand Prix ou tentar bater o seu tempo mais rápido no modo "Time Trial".
 

Além disso, pode competir ou batalhar com até oito amigos em um único computador, jogar em uma rede local ou online com outros jogadores em todo o mundo.

Ele também suporta plugins e conteúdos adicionais feitos pela comunidade, como novas pistas, personagens/karts e tudo o mais, você mesmo pode colaborar com expansões e enviar para aprovação (ficar disponível para download nos servidores deles). Ou se quiser pode criar e distribuir você mesmo em outras plataformas, você é livre para fazer isso.

 

Karts


SuperTuxKart - Kiki Kart

  • Tux: O herói do SuperTuxKart. Tux é um pinguim corajoso que deve salvar seu amigo, Gnu, das garras do mal de Nolok. Tux é o mascote do Linux.
  • Gnu: O sábio mentor de Tux, Gnu cavalga em um tapete voador e vive pacificamente em um pagode. Quando Nolok o captura, todo o reino tentará salvá-lo. Gnu é o mascote do Projeto GNU. 
  • Nolok: O vilão do SuperTuxKart, Nolok está sempre tramando algum tipo de plano malévolo dentro de seu castelo de lava flamejante.
  • Sara: Sara é uma maga poderosa e governante do Reino do Mascote. Ela corre usando um snowmobile especializado. Ela é a mascote do site OpenGameArt.
  • Adiumy: Adiumy é um patinho adorável que anda em um kart de três rodas com corda. Ele é o mascote da Adium.
  • Konqi: Enquanto os ancestrais de Konqi eram perigosos e temidos, os dragões de hoje são inofensivos... geralmente. Ele é o mascote do projeto KDE.
  • Kiki: Um usuário do Krita primeiro desenhou Kiki para um manual de treinamento, mas assim que o manual foi impresso, Kiki decidiu pular das páginas e correr ao redor do mundo em seu avião movido a caneta. Kiki é a mascote do programa de pintura digital Krita.
  • Beastle: Sempre pronto para participar de uma corrida épica, Beastie mora na mansão Ravenbridge com seu amigo Gavroche. Ele é o mascote do projeto BSD.
  • Amanda: Amanda foi resgatada por monges quando a encontraram em uma cesta quando era um filhote. Ela agora ensina a antiga arte de correr em um mosteiro. Ela é a mascote do Window Maker.
  • Emule: O conhecimento superior de Emule em engenharia mecânica permitiu-lhe construir o seu próprio kart com um motor turbo-alimentado. Ele é o mascote do eMule.
  • Suzanne: Correr é o sonho de Suzanne desde a infância. Ela começou sua carreira de corrida na prestigiosa Kart Academy de Val Verde. Ela é a mascote do Blender.
  • Gavroche: Gavroche é um goblin que compartilha a mansão de Ravenbridge com Beastie. Às vezes, ele faz ruídos assustadores, enganando as pessoas fazendo-as pensarem que a casa está mal-assombrada. Ele é o mascote do MediaGoblin.
  • Hexley: Os ancestrais de Hexley começaram as corridas de kart há muitos anos, e geração após geração, eles se tornaram muito bons nisso. Ele é o mascote de Darwin.
  • Xue: Xue gosta de se destacar da multidão e seu kart incomum reflete isso. Ela pilota um hovercraft especial, pequeno o suficiente para ser dirigido por um rato. Ela é a mascote do XFCE.
  • Pidgin: A habilidade de voar de Pidgin o torna perfeito para entregar os resultados do Grande Prêmio em torno do Reino da Mascote. Ele é o mascote do Pidgin.
  • Puffy: Puffy corridas principalmente para ganhar dinheiro suficiente para realizar seu sonho: comprar um submarino. Ele é o mascote do projeto OpenBSD.
  • Wilber: Wilber é o cinegrafista oficial que trabalha para a WTXB-TV para gravar corridas de kart, que são muito populares no Reino da Mascote. Ele é o mascote do GIMP.
  • Pepper: Pepper é uma bruxinha que adora brincar com seu gato Cenoura. Seu entusiasmo por corridas acendeu quando sua amiga Kiki a ajudou a ajustar sua vassoura com um sistema de injeção de nitro e pontas de escapamento personalizadas. Pepper é o personagem principal do projeto Pepper & Carrot.

Você pode ver uma imagem e descrição (em inglês) deles na página oficial aqui.

 

Modos de Jogo

 

SuperTuxKart - Configuração da Corrida

 

Alguns dos modos de jogo são: Contra o Relógio, Siga o Líder, Capture a Bandeira e dois tipos de Modo Batalha

  • Corrida Normal: Uma corrida normal para atingir primeiro a chegada (com 3 voltas) com todos os tipos de golpes permitidos.
  • Contra o Relógio: Corrida normal, porém sem poderes especiais.
  • Siga o Líder: Siga o líder e tente ficar o mais próximo dele sem ultrapassar. (os últimos vão sendo eliminados até sobrar um)
  • Futebol: Aqui você tenta vencer o outro time usando karts para jogar a bola no gol adversário.
  • Ovos Escondidos: Tente encontrar e pegar todos os ovos escondidos da pista!
  • Modo de Batalha: Neste modo os jogadores batalham utilizando os itens como bombas, armas e armadilhas, a cada kart rival destruído, aumenta um ponto e o dono do kart destruído perde um ponto.

 

Modo História

 

SuperTuxKart - Modo História

A história é simples: Você deve enfrentar o malvado Nolok e derrotá-lo para tornar o "Reino do Mascote" seguro novamente. Para isso, você precisa ir completando pistas nas casas pelo mundo e ir liberando mais fases até chegar no final do jogo. Você também desbloqueia pistas e personagens jogando este modo.


Multiplayer

Multiplayer Local

 
SuperTuxKart - Multiplayer Local

 
Você poderá jogar com outros jogadores localmente em sua máquina, utilizando outros periféricos de entrada, como controles e teclados. 

Multiplayer em Rede

 
SupetTuxKart - Multiplayer Online

 
 
Neste modo é possível jogar contra outras pessoas na Rede Local (conectados a sua mesma rede, como roteador), através da Internet criando ou entrando em salas ou Indicando um endereço diretamente para um servidor na internet. Também é possível clicar em "Seu Perfil" para ver seu perfil de jogador online.

Dicas

 
SuperTuxKart - Dicas

 
 
  • Tente derrapar o maior tempo possível nas voltas até ficar laranja ou vermelho as faíscas. Você ganhará um impulso para ficar mais rápido durante um tempo.
  • Em locais que não há muitas curvas são bons lugares para usar o Nitro.
  • O chiclete além de proteger pode ser usado para atrapalhar outros jogadores que estão atrás de você. Quando bater em alguma armadilha ou acabar o tempo da proteção, o seu kart irá jogar no chão e quem pisar ficará mais lento por um tempo.

 

Conteúdos Adicionais


SuperTuxKart - Complementos

Acessando o menu "Complementos" na página inicial do jogo você poderá fazer o download de novos Karts, Pistas e Arenas (batalha de karts). É possível também filtrar por Nota e por data de publicação/atualização. Qualquer um pode criar e mandar novos recursos, mas para estar disponível ali deve ser aprovado pela equipe primeiro, devendo estar de acordo com as guidelines.

É possível distribuir suas modificações por outros locais também, não se limitando apenas ao repositório dos próprios desenvolvedores. Pelo que andei vendo há um site que um dev de karts fez os personagens do Mario Kart para as pessoas baixarem e adicionarem ao jogo. 👀

Os temas de interface também além de quase qualquer coisa poder ser modificada no jogo, os arquivos são todos abertos - até mesmo o próprio código fonte. Isso abre possibilidades para você criar o que quiser.


Configurações

As configurações ficam no ícone de chave de chave inglesa na tela inicial do jogo, na parte inferior direita. Lá você pode fazer uma série personalizações no jogo, incluindo otimizar ele para PCs mais fracos.

Otimizando para PCs mais fracos

 
SuperTuxKart - Configurações Gráficas


Vá em Configurações > Configurações Gráficas e em Avançado:

  • Desabilite o "Pipeline Avançado";
  • Desabilite "Personagens animados";
  • Ative a "Compressão de texturas";
  • Em "Efeitos de partículas" deixe em "Importante apenas";
  • Qualidade das Imagens: "Muito Baixo";
  • Em "Detalhes geométricos" deixe "Desabilitado".

Você pode ir habilitando ou melhorando coisas aos poucos se sentir que o seu computador é capaz de lidar com isso sem problemas. Algumas fases tem mais detalhes que outras e podem ter perca de performance, fique ciente disso.

Alternado aparência da Interface

 

SuperTuxKart - Configurações de Interface

Há como mudar o tema da interface. O tema que mais gosto é o "Cartoon", você pode ir mudando os temas clicando ou apertando nas setas do teclado, direita ou esquerda. Esse menu fica em Configurações > Interface > Aparência

Veja como fica o tema Cartoon:


SuperTuxKart - Tema Cartoon


Tentaremos atualizar essa matéria com mais informações que julgamos interessantes para expor com o tempo, mas a melhor forma de conhecer um jogo é jogando.

É totalmente gratuito e desenvolvido por uma comunidade que está sempre mantendo updates novos, porém demoram um pouco até que sejam lançados. E você, já jogou esse jogo? 😅 Até a próxima matéria, com mais jogos super legais para passar o tempo sozinho ou com os amigos!

Postar um comentário

0 Comentários